Cibercrime em 2023: atenção varejistas!

Cibercrime em 2023: atenção varejistas!

Em 2023, o varejo no Brasil foi o setor mais atingido por cibercriminosos, sofrendo 35% dos ataques virtuais, segundo a empresa de Cibersegurança Safe Labs. As instituições financeiras vieram logo atrás, sendo afetadas por 27% das investidas, seguidas pelas empresas de saúde, com 13%.

 

A atratividade dessa área se deve ao armazenamento de dados sensíveis, como informações pessoais e detalhes de cartões de crédito e débito, materiais essenciais para a realização de fraudes financeiras.

 

Leonardo Camata, diretor da SafeLab, em entrevista à Folha de São Paulo, explicou que “o criminoso vai além da foto de perfil. Consegue acesso a nome e telefones de familiares, o que confere legitimidade na hora de pedir um empréstimo para a fraude.”.

 

Camata ainda destaca que estelionatários conseguem obter elementos de terceiros até mesmo de dentro de presídios, utilizando canais no Telegram e fóruns online. Ele explica que a maioria dos golpes virtuais no país é realizada por indivíduos sem conhecimento técnico aprofundado em informática. “Antigamente, golpistas procuravam faturas de cartão de crédito em caixas postais; hoje, fazem isso na internet,” observou.

 

Ou seja, com a evolução das estratégias dos hackers e o fácil acesso a informações no mundo virtual, é necessário que as empresas destinem investimentos significativos à Cibersegurança para proteger sua reputação e seus clientes.

Principais ameaças enfrentadas por negociantes

Para implementar medidas de segurança eficazes, é fundamental que gestores, comerciantes e/ou responsáveis conheçam os ataques mais comuns ao setor. Listamos abaixo alguns dos mais comuns. Confira:

1. Phishing e manipulação psicológica

Como uma verdadeira pescaria, essa técnica consiste no envio de e-mails ou mensagens falsas que se passam por comunicações de fontes confiáveis, com o objetivo de enganar os destinatários e obter informações sigilosas, como senhas e dados de cartões. Já a também chamada engenharia social, envolve táticas para persuadir as vítimas a fornecerem acesso a sistemas protegidos ou elementos confidenciais.

2. Ransomware

É um tipo de software malicioso que criptografa os dados da vítima, exigindo um pagamento para liberar o acesso. No varejo, eles podem suspender completamente as operações, causando perda de receita e danos à reputação. Além disso, os consumidores podem ser expostos, levando a complicações legais e regulatórias.

3. Ataques de Negação de Serviço Distribuídos (DDoS)

Com foco nos servidores de um negócio, é uma tática responsável por sobrecarregá-los com um enorme volume de tráfego e tornar os serviços online inacessíveis aos usuários legítimos. Para os comerciantes, o resultado é perda de vendas, interrupções no atendimento ao cliente e impactos negativos na imagem da marca.

4. Fraudes em transações financeiras

Essa estratégia abrange atividades como o uso de cartões de crédito roubados, criação de contas falsas para compras fraudulentas e manipulação de dados de pagamento. Detectar e prevenir essas práticas é um desafio significativo, devido a ausência de padrões de comportamento, velocidade e complexidade das ações.


Os desafios de Segurança Cibernética no varejo são numerosos e impactantes. Muitas empresas, especialmente as pequenas e médias, carecem de planos formais para lidar com incidentes – aumentando significativamente os riscos de violação.

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