Plano Brasileiro de Inteligência Artificial 2024-2028: o que sabemos até o momento

Plano Brasileiro de Inteligência Artificial 2024-2028: o que sabemos até o momento

Conheça o PBIA

Realizada entre os dias 30 de julho e 1º de agosto de 2024, em Brasília, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação foi palco do lançamento do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial 2024-2028, um momento histórico para o desenvolvimento tecnológico do país.

Com um investimento previsto de R$23 bilhões ao longo dos próximos quatro anos, a iniciativa visa:

Transformar a vida dos brasileiros por meio de inovações sustentáveis e inclusivas;

Equipar o Brasil de infraestrutura tecnológica avançada com alta capacidade de processamento, incluindo um dos cinco supercomputadores mais potentes do mundo, alimentada por energias renováveis;

Desenvolver modelos avançados de linguagem em português, com dados nacionais que abarcam nossa diversidade cultural, social e linguística;

Formar, capacitar e requalificar pessoas em IA em grande escala para valorizar o trabalhador e suprir a alta demanda por profissionais qualificados;

Promover o protagonismo global do Brasil por meio do desenvolvimento tecnológico nacional e ações estratégicas de colaboração internacional.

A Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou que a Inteligência Artificial representa uma revolução, e o Brasil precisa estar na vanguarda desse movimento, em conjunto com iniciativas como o Instituto de Inteligência Artificial do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).


Além disso, ela afirma que ”com esse plano, nós estamos plantando hoje as sementes para o Brasil do amanhã. A sociedade do conhecimento, da informação, da conectividade e da Inteligência Artificial exige investimentos em infraestrutura e preparação de mão-de-obra qualificada que impulsione processos inovadores”.

Quais são as ações de impacto imediato?

Com o compromisso de utilizar a Inteligência Artificial para o bem de todos, o Plano fará a implementação de 31 ações para enfrentar desafios específicos nas áreas mais essenciais para a população. Essas iniciativas, em curso ou prestes a serem lançadas, abrangem:



Saúde

No SUS, a IA irá otimizar diagnósticos, aprimorando o prontuário médico com voz e suportando a decisão de compra de medicamentos, garantindo eficiência e precisão. Em demais instituições, a tecnologia terá sua aplicação na desinfecção autônoma de ambientes e no tratamento de câncer, além de personalizar o cuidado da saúde com IA generativa, permitindo abordagens mais direcionadas.

Agricultura

O campo estará se modernizando com assistência técnica digital e utilização de câmeras 3D para calcular o peso bovino, proporcionando maior precisão e controle na produção rural.

Meio Ambiente

Para proteger nossos recursos naturais, a Inteligência Artificial será utilizada na quantificação do estoque florestal do bioma Amazônico, contribuindo para a conservação e monitoramento ambiental.

Indústria, Comércio e Serviços

A eficiência no setor será ampliada com um assistente robô que realiza jurimetria e com soluções que prestam suporte aos funcionários da Caixa Econômica Federal. Ferramentas como o GitHub Copilot irão auxiliar desenvolvedores, enquanto chatbots aprimoram a comunicação corporativa.

Educação

A aplicação do mecanismo se dará para realizar o controle de frequência dos alunos e na melhoria da qualidade das aquisições de alimentos no PNAE. Além disso, soluções adaptativas e tutoria inteligente estão sendo desenvolvidas para alfabetização e letramento, promovendo uma educação mais inclusiva e personalizada.

Desenvolvimento Social

Consistirá na elaboração de uma plataforma para mapear as necessidades das famílias inscritas no CadÚnico, oferecendo cursos de qualificação, oportunidades de emprego e apoio ao empreendedorismo, fortalecendo a inclusão social e desenvolvimento econômico.

Gestão do Serviço Público

Neste setor, a IA estará auxiliando na classificação e julgamento de processos administrativos fiscais, além de melhorar o atendimento nos consulados com chatbots, oferecendo suporte rápido e em múltiplos idiomas, aumentando a eficiência e acessibilidade dos serviços públicos.

Ao aplicar tecnologia de forma estratégica e inovadora, o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial não apenas enfrenta desafios específicos, mas também impulsiona melhorias significativas na qualidade de vida e eficiência dos serviços prestados à população.

 

O Futuro da IA no Brasil


A Cleveris segue na vanguarda da inovação com Inteligência Artificial, acompanhando de perto o desenvolvimento do PBIA. Portanto, à medida que ele evolui, nós também evoluímos.

Nosso compromisso é fornecer ferramentas e plataformas que atendam às necessidades atuais das empresas, sempre se adaptando às mudanças no cenário tecnológico.

Por isso, continuaremos a integrar as mais recentes inovações para garantir que nossas soluções estejam sempre alinhadas com as mais recentes diretrizes e práticas recomendadas, melhorando o cotidiano do seu negócio e potencializando seus resultados.

Quer saber mais?

Converse com nosso  time de especialistas clicando aqui e solicite uma demonstração.

 

Venha fazer parte desse time.