Desde 2018, a Inteligência Artificial tem sido reconhecida como uma ferramenta transformadora nos negócios. Uma análise da consultoria Deloitte ressalta o impacto positivo da tecnologia, revelando que empresas que fizeram sua adoção experimentaram um aumento significativo em seu rendimento financeiro – com média de 20%.
No entanto, o potencial da IA vai além das melhorias monetárias. O relatório Customer Experience Trends da Zendesk destaca o crescente investimento em recursos baseados no mecanismo, concentrando-se na otimização das operações internas das organizações.
E além da automação dos processos – complexos ou não -, as instituições podem identificar padrões e prever tendências, utilizando análise de dados e algoritmos avançados para fundamentar decisões mais informadas e:
- Liberar os colaboradores para se concentrarem em atividades mais estratégicas;
- Aprimorar o relacionamento com os clientes;
- Promover maior eficiência operacional;
- Abrir portas para novas oportunidades.
Ou seja, ela está posicionando as empresas para enfrentar os desafios do mundo moderno com confiança e excelência.