Um levantamento recente revelou que 41% das empresas brasileiras têm planos de aumentar seus investimentos em Cibersegurança.
Este dado surge em meio ao panorama delineado pelo Índice de Preparação para Cibersegurança da Cisco de 2024, que foi concebido em uma era caracterizada pela hiperconectividade e por um ambiente em constante mutação.
Porém, apesar da maioria das instituições nacionais (82%) se sentirem confiantes em sua capacidade de defesa contra ataques virtuais, esse sentimento muitas vezes não se traduz em níveis adequados de preparação.
Na verdade, o estudo aponta que apenas 5% delas alcançaram um nível de preparação considerado “maduro” para lidar com os riscos modernos.
Jeetu Patel, vice-presidente executivo e gerente geral de segurança e colaboração da Cisco, ressalta que ”não podemos subestimar a ameaça representada pelo nosso próprio excesso de confiança. […] As organizações de hoje precisam priorizar os investimentos em plataformas integradas e recorrer à IA para operar em escala de máquina e, por fim, beneficiar os defensores.”.