Em 2019, um vazamento de informações colocou em alerta boa parte dos usuários ao redor do globo: cerca de 773 milhões de contas de e-mail (e suas respectivas senhas) foram vazadas virtualmente.
Separados em 12 mil arquivos, um pacote com 87 GB foi descoberto pelo pesquisador em segurança, Troy Hunt, que fez o download do documento no site de armazenamento em nuvem Mega.
O ”incidente” chamado de Collection #1 chamou atenção porque as informações não estavam para venda em cantos mais obscuros, como da Deep Web, mas sim disponibilizados gratuitamente em um fórum. Outro ponto de alerta foi que esse vazamento não estava ligado a nenhuma empresa, como foi o caso do Facebook. Os arquivos reuniram dados de 2 mil bancos de dados e nenhum deles estava criptografado.
Em entrevista para a Wired, Hunt afirmou que parecia ”uma coleção completamente aleatória feita com o objetivo de maximizar o número de informações para os hackers. Não existem padrões óbvios, a intenção parece ser apenas expor o máximo de informações”.
(Para descobrir se você teve seu e-mail ou senha vazados, coloque seu endereço na procura do site Have I Been Pwned?)