Desenvolvido pela OpenAI, o Chat GPT é um modelo de linguagem treinado para fornecer respostas e informações sobre uma ampla variedade de tópicos. Com ele, os usuários podem ter respostas para suas perguntas, receber explicações e textos criativos, e muito mais.
O projeto GPT (sigla para Generative Pre-trained Transformer, em tradução livre Transformador Pré-treinado Generativo) começou com a primeira versão, intitulada GPT-1, e, com o tempo, recebeu investimentos e atualizações que resultaram em versões mais avançadas, como GPT-2 e GPT-3.
Baseado na arquitetura Transformer, que revolucionou o campo do processamento de linguagem natural, esse recurso utiliza redes neurais para compreender e gerar conteúdos. As respostas, em sua maioria positivas, são resultado de treinamentos realizados a partir da exposição a grandes quantidades de textos da Internet, que permitiram o aprendizado no reconhecimento de padrões, a construção de conexões e formação de resultados relevantes e eficazes.
O GPT-3, a versão mais avançada até o momento, é um modelo massivo, composto por 175 bilhões de parâmetros, o que o torna extremamente poderoso em termos de compreensão de linguagem. O Chat GPT, que conhecemos e por vezes utilizamos, é uma implementação específica desse sistema, e tem seu funcionamento com base em conhecimentos disponíveis até setembro de 2021.