4 impactos do Metaverso na experiência do usuário

4 impactos do Metaverso na experiência do usuário

O que é experiência do usuário?

A experiência do usuário, famoso UX (sigla em inglês que significa User Experience), abrange todas as interações do usuário com uma empresa, principalmente em um contexto de site ou outra tecnologia digital.

Influenciada por vários fatores, ela tem como objetivo garantir que a relação estabelecida entre usuário e marca seja eficaz, eficiente e agradável.

Alguns dos principais componentes que afetam a experiência do usuário incluem as seguintes questões:

O UX é fundamental para o sucesso de qualquer produto ou serviço virtual, uma vez que, ao proporcionar uma experiência positiva para clientes, a empresa aumenta a fidelização e melhora a satisfação dos consumidores, além de ampliar as receitas. 

Por outro lado, quando é feita de forma negativa, resulta em baixa adesão, frustração e perdas financeiras e de confiança.

E como o Metaverso impacta nessas interações?

Quando aliamos User Experience com essa tecnologia, as instituições podem observar grandes impactos na relação com os consumidores – já que esse universo oferece novas possibilidades de vivências e criatividade.

Dentre as principais implicações do Metaverso no UX, temos:

Imersão e interatividade

Esse universo consegue fornecer uma experiência mais imersiva do que os meios tradicionais de comunicação, permitindo que os usuários se sintam como se estivessem ”dentro” deste ambiente virtual, aumentando a sensação de presença e interação social.

Personalização

Os usuários podem personalizar sua aparência, ambiente e interesses de forma detalhada e dinâmica, criando um senso de identidade mais forte. Além disso, eles escolhem interagir com conteúdos e experiências que sejam realmente relevantes para si, atendendo às necessidades e preferências individuais de cada um.

Criação e colaboração

 

O Metaverso promove a participação ativa das pessoas, ampliando as possibilidades de expressão criativa. Elas podem, por exemplo, se envolverem em projetos colaborativos, compartilharem ideias e contribuírem para a criação de novas vivências.

Transição entre os mundos virtual e real

Os usuários podem levar consigo experiências e conquistas para a realidade e vice-versa, colaborando para a sensação de continuidade e conectividade entre esses mundos, e favorecendo o aproveitamento desse universo como uma extensão de suas vidas cotidianas.

Porém, como o Metaverso ainda pode ser considerado algo recente, os impactos na experiência do usuário podem evoluir à medida que a tecnologia e as plataformas se desenvolverem.

Então, como unir esses dois conceitos com efetividade e atualizações constantes?

No Metaverso, as empresas têm a oportunidade de viabilizar experiências omnichannel – que se referem à integração perfeita e consistente de diferentes canais de comunicação e interação com os clientes. 

 

Com isso, elas podem estabelecer uma presença online que reflita sua identidade de marca, criando, por exemplo, ambientes virtuais e avatares personalizados que representem a instituição, seus produtos e/ou serviços.

 

Além disso, é possível oferecer suporte e atendimento aos usuários em tempo real, por meio de assistentes virtuais ou chatbots que respondem a perguntas, fornecem informações sobre os itens desejados, resolvem problemas/dúvidas e até mesmo permitem que haja uma ”experimentação” virtual antes de fechar negócio.

 

Estar presente neste universo e se preocupar com a experiência do usuário passou a ser uma obrigação para as marcas que desejam prosperar na era digital. Por isso, a Cleveris disponibiliza uma solução perfeita (e com constantes estudos e adequações).

 

A Meta Bots® tem um time multidisciplinar, responsável pela tradução e realização de projetos, capaz de unir vivências em espaços virtuais com influências da vida real. Assim, seu negócio estará sempre à frente da concorrência e irá conquistar um novo patamar em seu ramo de atuação.

 

Faça parte dessa transformação. Participe ativamente dessa nova realidade.

Venha fazer parte desse time.