O crescimento da criação de avatares no mercado

O crescimento da criação de avatares no mercado

Até 2030, a receita de avatares digitais será superior a US$ 525 bi

Segundo levantamento da Emergen Research, empresa de pesquisa e consultoria estratégica, o mercado mundial de avatares digitais deve alcançar US$527,58 bilhões até 2030 – valor que representa um crescimento de 46,4%. 

 

De acordo com a pesquisa, esse crescimento significativo pode ser atribuído aos crescentes esforços das organizações em fornecer uma experiência emocionalmente envolvente aos clientes. A integração da inteligência conversacional de um avatar humano virtual possibilita uma interação escalável entre indivíduo e avatar, permitindo, assim, uma abordagem mais direcionada a entender suas necessidades e desejos.

 

Além disso, o estudo aponta que o Brasil está entre as principais nações responsáveis pelo impulsionamento do setor. A tendência já pode ser constatada pela adesão de representantes digitais não apenas no varejo, como Natura e Magazine Luiza, mas também por celebridades, como Amaury Jr., Sabrina Sato, Bianca Andrade e Ticiane Pinheiro

 

Em entrevista à Forbes, Ticiane afirma que sua avatar surge para atuar como curadora, jornalista e apresentadora. ”Tarcilla é uma ferramenta importante de adaptação às necessidades do mercado. Vinha acompanhando esse universo e me surpreendi com o poder da comunicação desses influenciadores e a flexibilidade para atender às necessidades dos seguidores, marcas e corresponder aos valores para que foram desenvolvidos. Além de ser minha extensão como narrativa e inovar os meus negócios, desenvolvi Tarcilla para alcançar uma nova geração de seguidores, como a Geração Z, que vem influenciando as taxas de engajamento com suas inúmeras maneiras de se comunicar”, afirma.

E quais são os tipos de avatar?

Se antes a estratégia era direcionada para melhorias na experiência do cliente, agora a ideia é otimizar tempo e ser onipresente, criando interações cada vez mais imersivas e próximas com o público nos canais digitais.

Para isso, podem ser adotados os seguintes tipos de avatar:

2D

Estes são os primeiros exemplos de um avatar Metaverso, uma representação plana do usuário. Geralmente são utilizados em ambientes 2D, através de uma imagem ou representação de alguém em pixels. Neste caso, os avatares 2D são semelhantes às reproduções encontradas em jogos mais antigos.

3D

Com o desenvolvimento exponencial da tecnologia moderna, as representações passaram a ser fornecidas de uma forma humanóide, que pode ser vista de diversos ângulos. A versão 3D é mais realista e inclui elementos como cabelo e tom de pele.

Realidade Virtual (VR)

Apesar de serem um tipo de avatar 3D, a versão VR é única no Metaverso, pois os usuários enxergam apenas pela perspectiva em primeira pessoa, sem saber das formas desse personagem. Geralmente, eles não possuem a maioria dos membros (para facilitar a renderização adequada dos sistemas mais antigos).

Corpo inteiro

Este é o avatar mais avançado do Metaverso. Ao usarem sensores para recriar o corpo inteiro do usuário nesse ambiente, esses avatares dispõem de uma gama completa de movimentos, que:

A versão de corpo inteiro, além de ser utilizada em jogos avançados de VR, é a opção mais assertiva para quem deseja embarcar nessa revolução tecnológica. Isso porque esse tipo de avatar não é restrito a um único ambiente e é flexível o suficiente para ser aproveitado em muitas outras plataformas, como as redes sociais.

 

Outro ponto importante é que esse formato é sempre escolhido para representar as marcas em suas campanhas, sendo a figura que produz conteúdos assertivos. Aqui, não existe o risco de atrelar a imagem da empresa a algum influenciador real, que possa ter uma conduta prejudicial fora das redes. Com esses avatares, tudo é alinhado e produzido de acordo com a estratégia definida e isto fica apenas naquele ambiente.

Quero fazer minha versão. E agora?

Você provavelmente tem uma boa ideia de como gostaria que seu avatar se parecesse, mas não tem certeza sobre a melhor maneira de tornar essa ideia uma realidade. Pensando nisso, com o objetivo de garantir que sua empresa faça parte desse universo de transformações e esteja sempre à frente da concorrência, a Cleveris disponibiliza a solução Meta Bots®.

 

Essa plataforma conta com profissionais das áreas de Game Design, Gerenciamento de Redes, Administração Digital, Financeiro e Design Gráfico, responsáveis por traduzir e realizar projetos dentro desse universo, de forma personalizada, de acordo com os objetivos do seu negócio.

 

Como nossa missão é unir vivências em espaços virtuais com influências da vida real, sua empresa certamente irá conquistar um novo patamar em seu ramo de atuação com nossas propostas – sendo elas:

Com a Meta Bots®, um universo exclusivo é criado para você e sua empresa, porque são inseridas características únicas nesse projeto. Isso significa que personalizamos do jeito que você quiser – por exemplo,  no estilo de jogos ou de forma mais realista, como empresas, lojas ou outros modelos de negócio.

 

E aí, preparado para essa transformação

Venha fazer parte desse time.