Transformação no cenário empresarial

Transformação no cenário empresarial

Nos últimos três anos, a pandemia fez com que as instituições mudassem seu modo de gestão e passassem a entregar serviços e produtos digitais. Se antes, por exemplo, uma loja de roupas tinha apenas um espaço físico, agora ela possui uma versão virtual – onde os clientes podem comprar suas peças sem sair de casa, e as redes sociais são utilizadas como ferramentas de marketing.

 

Esse cenário mostrou que as empresas não estão mais limitadas somente a um local. Elas estão onde seus públicos estão. Esse fenômeno, chamado de ”empresa digital”, trouxe novas experiências de/para clientes, novos processos internos e novas linhas de entrada de dinheiro, a partir dos serviços e produtos construídos com base nas necessidades dos consumidores.

 

Com essa crescente negociação no mundo digital, é preciso que as empresas tenham relações baseadas em disponibilidade, ética, confidencialidade e segurança. E a partir do que foi vivido nos últimos tempos, o principal diferencial de negócios nessa nova era é a confiança.


De acordo com o Rock Content, quando um consumidor confia em uma marca, há mais do que o dobro de probabilidade de ele ser leal a ela. Há também duas vezes mais chances dele defender a marca para outras pessoas.

Mas o que é confiança digital?

Confiar vai muito além de comprar um produto sem vê-lo ou deixar suas finanças em um aplicativo de banco digital. A confiança é a condição para tomada de decisões de duas ou mais partes, refletindo diretamente na reputação, riscos, implementação de estratégias para operações de cibersegurança e compliance.

 

Para o CTO da DigiCert, Jason Sabin, ela vai muito além de uma tendência, uma vez que ”proporciona a liberdade de participar totalmente do mundo digital. Hoje, é crucial preservar a fidelidade do cliente. Caso contrário, a marca será diretamente afetada. Quando os clientes deixarem de acreditar na confiança digital de um fornecedor, encontrarão outras opções.”.

 

Sendo assim, podemos dizer que, quando ela é inserida na rotina de forma efetiva e transparente, além de resultar na maior fidelidade do cliente, mais ele estará disposto a gastar


Uma pesquisa CA Technologies, intitulada The Global State of Online Digital Trust 2018, mostrou que clientes com alto grau de confiança por uma empresa gastaram 57% a mais em 12 meses. Dentre os fatores que impulsionaram esse relacionamento positivo, temos:

Por isso, pare e pense: o seu negócio consegue oferecer os tópicos acima para os usuários?

4 etapas para implantá-la no seu negócio

Falta de confiança em um ecossistema reflete na menor colaboração, diminuição da capacidade de inovação, desaceleração do crescimento e aumento de custos com perda de lucros. 

 

Isso porque, quando não existe confiança (ou se há queda no nível da mesma), os colaboradores cooperam menos. Consequentemente, a reputação da organização cai drasticamente e os laços com clientes são rompidos.

 

Então, para ajudar a sua empresa a estabelecer uma relação de credibilidade com um consumidor que está sempre conectado, separamos algumas medidas que devem ser tomadas. São elas:

1. Institua uma cultura de segurança

Desenvolva políticas de segurança que estejam de acordo com as regulamentações brasileiras. Assim como é válido dar uma checada nas normas internacionais, verificando se a implantação de alguma delas seria oportuna para seu negócio.

Lembre-se também de treinar todos os colaboradores, para além do setor de TI, com o objetivo de minimizar os riscos de vazamento de dados.

2. Invista em agilidade

Os consumidores levam diversos fatores em consideração na hora de confiar em sua empresa. Por isso, garanta que uma equipe de resposta estará sempre à disposição para minimizar e combater possíveis ataques à sua marca.

Lembre-se também de treinar todos os colaboradores, para além do setor de TI, com o objetivo de minimizar os riscos de vazamento de dados.

3. Seja transparente

Estabeleça uma comunicação clara sobre a utilização dos dados. Alguns consumidores já fazem o gerenciamento de quais informações desejam compartilhar. Então, por meio de uma linguagem simples e descomplicada, forneça detalhes de como os dados serão coletados, armazenados, tratados e destinados em seu negócio.

4. Tenha uma visão ampla e otimizada

Segurança não deve ser vista como um investimento sem retorno. Até porque, as consequências de um incidente de segurança e da perda de confiança custam bem mais.

Próxima edição Cleveris Convida em breve.

Dica bônus: acompanhe as inovações!

 

Novas tecnologias criam novos riscos. Portanto, recomendamos que seu negócio fique a par das novidades em relação às tecnologias mais recentes, e priorize a introdução de plataformas que permitam o controle de confiança digital.

 

Com mais de 25 anos de história, a Cleveris oferece soluções e equipes especializadas, que trabalham para que você tenha os recursos ideais para superar os desafios dentro da empresa, e garantir a inovação necessária para prosperar na era digital.

 

Nossos mecanismos, além de serem constantemente atualizados e gerarem impactos duradouros em toda a instituição, abrangem as seguintes áreas:

 

 

Independente da área do seu negócio, estamos aqui para proporcionar um ambiente diferenciado e competitivo. Queremos que você tenha ao seu lado os melhores produtos na área de tecnologia da informação.

Venha fazer parte desse time.