7 causas para o abandono de carrinho

7 causas para o abandono de carrinho

O que é abandono de carrinho?

Caracterizado pela ação do cliente de colocar itens na sacola e acabar desistindo de concluir as etapas finais da compra, o abandono de carrinho é um desafio para o e-commerce, já que pode significar uma perda significativa de vendas.

 

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, realizada com mais de 2100 consumidores e publicada em abril de 2022, temos os seguintes dados:

 

  • 78% dos entrevistados têm o hábito de desistir da compra na reta final;
  • 15% deles fazem isso com frequência. 

 

Existem diversas razões pelas quais isso pode acontecer. E apesar dos números representarem um desafio grande, eles também podem ser uma excelente oportunidade para que gestores identifiquem as motivações para, assim, investirem em recursos para suprir essas brechas.

7 motivos que geram a desistência

Uma das principais causas é o alto custo do frete, que muitas vezes não é revelado ao cliente até a finalização da compra. Segundo o estudo, 66% dos usuários afirmam que essa é uma das principais razões para a desistência.

 

Mas o valor de entrega não é a única causa para a perda de vendas. Outros fatores incluem:

Além disso, o uso de cupons de desconto também é um fator decisivo. Cerca de 35% desistiriam de uma compra virtual ao tentar aplicar um voucher e ele não funcionar.

 

Ao observar os motivos citados acima, é possível perceber que a grande maioria dos fatores fazem parte do seu negócio e dependem de decisões suas.

Então, como posso evitar que isso aconteça?

Sabendo que 74% dos clientes já abandonaram o carrinho, voltaram e compraram tudo que havia nele, existem algumas ações que fazem a diferença para seu e-commerce fechar as vendas.

A primeira delas é oferecer opções de frete com preços acessíveis e que sejam claramente apresentadas ao cliente desde o início do processo de compra. Além disso, é necessário: fornecer informações completas sobre o produto, incluindo imagens de alta qualidade, especificações técnicas e outros dados que possam ajudar o consumidor a tomar uma decisão de compra informada; ter preços competitivos e cogitar promoções ou descontos exclusivos.

Por fim, é fundamental contar com um site responsivo, de fácil navegação, com gestão de pagamentos eficiente e certificados de segurança. Ao mostrar que seu site está preparado para transações online e se preocupa com a proteção de dados dos clientes, as taxas de abandono de carrinho caem drasticamente.

Isso porque, os usuários precisam fornecer informações pessoais e financeiras, como nome, endereço, número do cartão de crédito e código de segurança. Se eles não confiam que suas informações serão protegidas adequadamente, a desistência da compra é certa.

Além disso, a falta de preservação desses elementos pode levar à fraude, roubo de identidade e outros problemas que podem afetar negativamente a confiança em um e-commerce. 

Portanto, é fundamental que você conte com um recurso adequado para assegurar essas informações, como é o caso da plataforma de segurança da Cleveris, que segue as leis e regulamentos de proteção de dados – principalmente a Lei Geral de Proteção de Dados -, garante constantes análises e revisões de risco, e estabelece novos métodos de Gestão e Compliance.

Reduza o abandono de carrinho e aumente as chances de conclusão da compra. Conte com a Cleveris nessa jornada.

Venha fazer parte desse time.