Quando falamos de Segurança Cibernética, o Brasil encontra-se em uma posição indesejada no cenário mundial. Dentre os 10 países mais afetados pelo vazamento de dados do Chat GPT, tecnologia de inteligência artificial da OpenAI, o Estado ocupou a 3ª posição.
Esse problema não está relacionado a uma falha de segurança nos sistemas da empresa ou bate-papo. Na verdade, as informações foram obtidas por meio de vírus (Raccoon, Vidar e RedLine) que invadiram e roubaram os dados diretamente dos dispositivos.
Neste ocorrido, que aconteceu entre junho de 2022 e maio de 2023, mais 101,1 mil credenciais foram expostas – e dentro desse número, o Brasil totalizou 6,5 mil contas comprometidas. Essa informação destaca a necessidade de conscientização sobre a cibersegurança no cotidiano dos brasileiros.
A seguir, você confere o top 5 do ranking de perfis divulgados, apresentando a quantidade de vazamentos em cada nação.
- Índia: 12,6 mil contas vazadas;
- Paquistão: 9,2 mil contas vazadas;
- Brasil: 6,5 mil contas vazadas;
- Vietnã: 4,7 mil contas vazadas;
- Egito: 4,5 mil contas vazadas;
.
Mas essa não foi a primeira vez que isso aconteceu com o Chat GPT. No dia 20 de março deste ano, a Open IA também registrou outro ocorrido. Durante nove horas, os usuários eram capazes de acessar e/ou receber dados de outros assinantes da versão plus, como nome e sobrenome, email, endereço de cobrança e os quatro últimos dígitos do cartão.