Um dos países mais afetados em vazamento de dados

Um dos países mais afetados em vazamento de dados

Quando falamos de Segurança Cibernética, o Brasil encontra-se em uma posição indesejada no cenário mundial. Dentre os 10 países mais afetados pelo vazamento de dados do Chat GPT, tecnologia de inteligência artificial da OpenAI, o Estado ocupou a 3ª posição.

Esse problema não está relacionado a uma falha de segurança nos sistemas da empresa ou bate-papo. Na verdade, as informações foram obtidas por meio de vírus (Raccoon, Vidar e RedLine) que invadiram e roubaram os dados diretamente dos dispositivos.

Neste ocorrido, que aconteceu entre junho de 2022 e maio de 2023, mais 101,1 mil credenciais foram expostas – e dentro desse número, o Brasil totalizou 6,5 mil contas comprometidas. Essa informação destaca a necessidade de conscientização sobre a cibersegurança no cotidiano dos brasileiros. 

A seguir, você confere o top 5 do ranking de perfis divulgados, apresentando a quantidade de vazamentos em cada nação.

  1. Índia: 12,6 mil contas vazadas;
  2. Paquistão: 9,2 mil contas vazadas;
  3. Brasil: 6,5 mil contas vazadas;
  4. Vietnã: 4,7 mil contas vazadas;
  5. Egito: 4,5 mil contas vazadas;

.

Mas essa não foi a primeira vez que isso aconteceu com o Chat GPT. No dia 20 de março deste ano, a Open IA também registrou outro ocorrido. Durante nove horas, os usuários eram capazes de acessar e/ou receber dados de outros assinantes da versão plus, como nome e sobrenome, email, endereço de cobrança e os quatro últimos dígitos do cartão.

4 aprendizados para lidar com possíveis impactos

Diante dessa onda de vazamentos que atingiu o país no 1º semestre de 2023, separamos quatro lições para evitar o envolvimento nessas situações.

São elas:

1. Importância da conscientização

Muitas pessoas ainda desconhecem os impactos negativos dos vazamentos de dados. Isso ressalta a necessidade de aumentar a conscientização sobre Segurança Cibernética, tanto entre indivíduos quanto entre empresas. É preciso fazer com que os usuários entendam os riscos associados a esses incidentes e a gravidade dos mesmos.

2. Medidas de proteção de dados pessoais

A exposição de e-mails, senhas, números de telefone e documentos pessoais, por exemplo, é uma ameaça forte e real à privacidade. Assim, é de extrema importância que haja a adesão de medidas de proteção de dados, como a implementação de senhas fortes, criptografia, restrição de acessos e antivírus, além de propor incentivos que reforcem procedimentos adotados.

3. Adequação à LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados impõe responsabilidades significativas às empresas em relação ao tratamento de informações pessoais. Instituições que não seguem os requisitos da norma enfrentam consequências legais (advertências, comunicação pública, eliminação do que foi coletado, suspensão e até proibição do exercício da atividade corporativa) e multas altíssimas em caso de vazamentos.

4. Preparação para crises e respostas a incidentes

Os negócios devem investir em protocolos de resposta a incidentes e em planejamentos eficientes para lidar com situações de crise. Incluir a realização de backups, auditorias de segurança, uso de antivírus de qualidade e equipes aptas a darem um plano de resposta imediato ajuda a minimizar os impactos negativos e as consequências financeiras dos vazamentos.

Nessa era tão preocupante, todo cuidado é necessário. Já passou da hora das organizações brasileiras priorizarem a Segurança Cibernética e implementarem mecanismos de controle e governança eficientes.

Aprendizado bônus: conte com uma plataforma tecnológica

Combata as violações com uma estratégia poderosa. Conheça a solução líder em gamificação corporativa e treinamento em LGPD e Cibersegurança: o Hacker Rangers.

Ao optar por esse recurso da Cleveris, você irá:

Venha fazer parte desse time.