5 boas práticas para coletar dados no Metaverso

5 boas práticas para coletar dados no Metaverso

O Metaverso é uma nova fronteira da internet, com um potencial imenso de interação social e de negócios. No entanto, como em qualquer ambiente virtual, ele enfrenta desafios em relação à segurança de dados e privacidade dos usuários. 

 

Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil, a questão da proteção de informações se tornou ainda mais importante. Isso porque a norma estabelece que empresas que coletam, armazenam e processam dados pessoais devem garantir a segurança dos mesmos. 

 

E no Metaverso, esse recolhimento também acontece. Muitas organizações solicitam informações pessoais dos usuários – como nome, idade, localização, histórico de navegação e até mesmo biometrias, como reconhecimento facial.

Então, como fazer uma coleta segura nesse universo?

Por ser uma atividade que requer atenção e cuidado, é necessário seguir algumas boas práticas, como:

Obter consentimento

Antes de recolher qualquer informação pessoal, é fundamental obter o consentimento expresso dos usuários, informando com clareza e objetividade o que será coletado, como será armazenado (e por quanto tempo) e qual a finalidade.

Além disso, há a preocupação com eventuais vazamentos e possíveis interceptações desses dados por terceiros.

Aplicar Políticas de Privacidade

As empresas que coletam dados no Metaverso devem disponibilizar Políticas de Privacidade claras e transparentes, que expliquem, em detalhes, como funcionam todos os processos para recolhimento, conservação, entre outros.

Possuir criptografia e autenticação


É importante utilizar técnicas de criptografia e autenticação dos usuários para garantir a segurança dos dados nesse ambiente, evitando que informações sensíveis sejam acessadas por pessoas não autorizadas.

Limitar o acesso

As organizações que recolhem informações devem e precisam limitar o acesso apenas aos colaboradores que necessitam desses dados para realizar suas atividades.

Monitoramento constante

É importante realizar um acompanhamento contínuo das atividades, verificando se as Políticas de Privacidade estão sendo cumpridas, se as informações coletadas estão sendo armazenadas e utilizadas adequadamente, e averiguando a existência de possíveis brechas que facilitem uma invasão.

 

Com essas práticas, é possível realizar os processos em segurança e garantir a privacidade dos usuários.

→ Lembramos que os usuários devem estar cientes dos riscos envolvidos ao compartilhar suas informações no ambiente virtual.

Mas, afinal de contas, ele é um universo seguro ou não?

Apesar dos desafios, o Metaverso pode ser, sim, um ambiente seguro para a privacidade e proteção de dados se as empresas e usuários seguirem as diretrizes da LGPD e/ou outras normas.

 

Além disso, com o crescimento contínuo desse ambiente, é importante que todos estejam atentos às questões de segurança, a fim de garantir a preservação das informações e a conformidade com as diretrizes aplicáveis.

 

Pensando nisso, desenvolvemos os melhores suportes tecnológicos para sua empresa. Assim, você terá um conjunto de funcionalidades que permite uma administração ampla desses dois setores, incorporando todos os processos.

 

Com a Cleveris, sua organização realiza constantes análises e revisões de risco, estabelece novos métodos de gestão e aumenta a proteção de dados e Compliance. Tudo isso com adequação contínua em relação à LGPD.

 

Ademais, você conta com acompanhamento e suporte de especialistas nas áreas de Segurança, Jurídico, Privacidade e Governança de Dados; e recursos que estão em constante adaptação, garantindo que o seu negócio estará blindado contra quaisquer infrações.

Venha fazer parte desse time.