Segundo levantamento da Emergen Research, empresa de pesquisa e consultoria estratégica, o mercado mundial de avatares digitais deve alcançar US$527,58 bilhões até 2030 – valor que representa um crescimento de 46,4%.
De acordo com a pesquisa, esse crescimento significativo pode ser atribuído aos crescentes esforços das organizações em fornecer uma experiência emocionalmente envolvente aos clientes. A integração da inteligência conversacional de um avatar humano virtual possibilita uma interação escalável entre indivíduo e avatar, permitindo, assim, uma abordagem mais direcionada a entender suas necessidades e desejos.
Além disso, o estudo aponta que o Brasil está entre as principais nações responsáveis pelo impulsionamento do setor. A tendência já pode ser constatada pela adesão de representantes digitais não apenas no varejo, como Natura e Magazine Luiza, mas também por celebridades, como Amaury Jr., Sabrina Sato, Bianca Andrade e Ticiane Pinheiro
Em entrevista à Forbes, Ticiane afirma que sua avatar surge para atuar como curadora, jornalista e apresentadora. ”Tarcilla é uma ferramenta importante de adaptação às necessidades do mercado. Vinha acompanhando esse universo e me surpreendi com o poder da comunicação desses influenciadores e a flexibilidade para atender às necessidades dos seguidores, marcas e corresponder aos valores para que foram desenvolvidos. Além de ser minha extensão como narrativa e inovar os meus negócios, desenvolvi Tarcilla para alcançar uma nova geração de seguidores, como a Geração Z, que vem influenciando as taxas de engajamento com suas inúmeras maneiras de se comunicar”, afirma.