Você sabe quais são as nossas áreas de atendimento?

Você sabe quais são as nossas áreas de atendimento?

Em abril de 2020, em resposta à pandemia do coronavírus, foi aprovada a Lei Federal 13.989/20, autorizando a prática da telemedicina. A norma, definida como uma resposta rápida e pontual a um evento imprevisível e de escala global para “o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde”, tornou-se o provável futuro de algumas áreas da saúde.

 

Percebendo a necessidade de manter essa atividade, em dezembro do ano passado foi publicada a Lei Federal 14.510/22, que regulamenta a prática em território nacional e estende a autorização para o atendimento à distância a todos os serviços relacionados ao setor (como enfermagem, fisioterapia e até mesmo odontologia, por exemplo). 

 

Porém, ao torná-la duradoura, alguns desafios foram acentuados, inclusive sob a perspectiva de privacidade e proteção de dados pessoais. Dois pontos que merecem destaque são:

Consentimento livre e informado como regra para o atendimento

As informações dos pacientes só poderão ser coletadas e armazenadas em sistemas com a autorização dos mesmos. Isso vale tanto para prontuários que serão criados a partir de agora quanto para dados que já foram recolhidos. Neste segundo caso, as instituições terão que ir atrás dos pacientes já cadastrados para formalizar o consentimento.

 

Além disso, as informações também deverão estar disponíveis para a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Incentivo ao compartilhamento de informações de saúde

Dentre as vantagens da telemedicina, temos a maior facilidade para a troca de dados, promovendo, desde que observando os requisitos previstos na LGPD, um espaço de colaboração para a definição de diagnósticos, especialmente quando relacionados a casos de maior complexidade.


Essa movimentação caminha em direção ao que chamamos de Open Health, um movimento que tem como objetivo incentivar e promover a integração dos dados de todo o ecossistema da saúde, permitindo acesso fácil e rápido a informações de pacientes e profissionais da área.

Próxima edição Cleveris Convida no metaverso, em breve.

Garanta o cuidado com seus pacientes em todos os sentidos

A telessaúde trata-se de um novo jeito de pensar os processos de saúde, a partir do uso de tecnologias que encurtam as distâncias e colaboram para um atendimento integrado, preventivo e de maior qualidade e eficiência, evitando uma série de patologias e fazendo o monitoramento de pacientes crônicos.

 

Porém, a correta utilização dos dados necessita de atenção e segurança, visto que, muitos prontuários eletrônicos em uso, por exemplo, não se adaptaram fielmente à norma e permitem o acesso por pessoas fora da equipe médica.

 

Pensando nisso, a Cleveris entrega uma plataforma que contribui para a transmissão segura dos dados, realizando constantes análises e revisões de riscos, e evitando a ocorrência de eventos indesejados que podem representar prejuízos consideráveis.

 

Além disso, nosso sistema:

Ajude a melhorar a sua organização, otimize tempo e recursos, e aumente os benefícios de bem-estar e qualidade de vida dos pacientes. Tenha ao seu lado o melhor produto na área de tecnologia da informação. 

 

Faça parte desse time.

Venha fazer parte desse time.