Lançada ao público no dia 30 de novembro de 2022 e atingindo a marca de 100 milhões de usuários ativos mensais, em janeiro de 2023, o Chat GPT é um sistema que utiliza a Inteligência Artificial para gerar textos escritos, de forma natural e coerente, a partir de comandos enviados pelo usuário.
A ferramenta pode criar os mais diversos conteúdos, desde uma simples receita de ovos mexidos até um relatório de vendas. É possível que, futuramente, esse chatbot possa usar microfone e alto-falante para se comunicar, como uma evolução do que entendemos como assistentes virtuais.
E toda a repercussão positiva do Chat GPT começou a preocupar o Google, principalmente após a Microsoft anunciar um investimento de US$10 bilhões na OpenAI, laboratório de pesquisas responsável pela criação do recurso.
Essa apreensão fez com que o dono do buscador mais utilizado do mundo criasse sua própria inteligência artificial para implantar no seu serviço – o Bard. Contudo, além da resposta negativa do público, o chatbot já se envolveu em polêmica que resultou na perda de US$100 bilhões, após produzir uma resposta imprecisa em uma demonstração.