O Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), organização internacional dedicada ao avanço tecnológico em benefício da humanidade, divulgou o estudo O Impacto da Tecnologia em 2025, que projeta as inovações mais influentes para as empresas nos próximos meses.
A pesquisa foi realizada com 355 líderes, incluindo CIOs e CTOs de cinco países, como o Brasil, e reuniu percepções de profissionais de instituições com mais de mil funcionários, abrangendo diferentes setores. De acordo com os resultados, 58% dos entrevistados apontam a Inteligência Artificial como a tecnologia com maior potencial de transformação até 2025.
Esse cenário envolve avanços em áreas como IA preditiva, IA generativa, aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, que possibilitarão uma série de aplicações relevantes. Entre as principais, destacam-se:
- Prevenção de ataques cibernéticos e detecção de vulnerabilidades em tempo real (51%);
- Apoio ao desenvolvimento acelerado de software (45%);
- Evolução no mapeamento de doenças (34%).
No contexto brasileiro, os setores de telecomunicações (45%), serviços bancários e financeiros (42%) e mídia e entretenimento (38%) foram identificados como os mais promissores em termos de transformação impulsionada pela Inteligência Artificial.
Dessa forma, a rápida evolução tecnológica exige uma abordagem estratégica, acompanhada de uma mudança de perspectivas. Para se manterem competitivas, será necessário acompanhar e se adaptar ao novo panorama, a fim de garantir sua relevância em um mercado cada vez mais dinâmico e avançado.