Não é novidade que a Inteligência Artificial está revolucionando a economia mundial, sendo impulsionada, principalmente, pelo desenvolvimento de tecnologias avançadas como a IA generativa.
No entanto, enquanto os investimentos na área aumentaram significativamente na última década, esses mecanismos seguiram concentrados em poucos países, gerando uma disparidade que limita o desenvolvimento equitativo global.
De acordo com o G20 2024 Readiness Report: AI Powered Transformation, estudo da Deloitte em parceria com a Organização Internacional de Empregadores, para que todos os membros do G20 possam aproveitar plenamente as vantagens da tecnologia, será fundamental superar obstáculos relacionados a infraestrutura, investimento e capacitação.
Logo, todas as partes públicas da sociedade, incluindo representantes do governo federal, estadual e municipal, e os setores privados, implementem uma estratégia abrangente que inclua:
- Aperfeiçoamento da formação de talentos, assegurando que a mão de obra esteja preparada para enfrentar quaisquer adversidades;
- Construção de uma infraestrutura digital robusta, capaz de suportar e implementar tecnologias emergentes;
- Estabelecimento de regulamentações que estimulem a inovação, criando um ambiente propício para o desenvolvimento tecnológico.
Além disso, será preciso garantir acesso a financiamentos que apoiem a aplicação e escalabilidade das soluções em Inteligência Artificial.