Um estudo conduzido pela Mordor Intelligence, empresa de pesquisa e consultoria de mercado, apresenta um panorama otimista para a integração da Inteligência Artificial na indústria automobilística.
Projetando um aumento exponencial de 31,22%, esse mercado, atualmente avaliado em US$2,3 bilhões, está caminhando para atingir a marca de US$16,2 bilhões até 2026. Uma das razões para essa progressão está na crescente demanda global por transportes autônomos – uma tendência que está redefinindo os paradigmas da mobilidade.
Ao estimar que, até 2030, entre 12% e 17% das vendas totais de veículos serão compostas por carros autônomos, os fabricantes de equipamentos originais (OEMs) estão sendo impulsionados a investirem em sistemas avançados de assistência ao motorista, visão computacional e conectividade.
Assim, seguindo normas e regulamentações cada vez mais rigorosas em relação à segurança e condução, a indústria automotiva está se adaptando rapidamente para transformar automóveis comuns em plataformas tecnológicas sofisticadas.